OEE: conheça esse indicador de eficácia em indústrias

Publicado em:
30/10/2023
Compartilhe:
OEE: conheça esse indicador de eficácia em indústrias

Uma das máximas mais conhecidas da metodologia Lean Manufacturing é “fazer mais com menos”. Quando olhamos para um sistema de recursos limitados como uma fábrica - onde há um número limitado de máquinas, mão-de-obra, horas, entre inúmeros outros recursos -, o foco na redução de perdas se torna um grande aliado às empresas que querem otimizar seus resultados e se tornarem mais competitivas. As máquinas, por sua vez, impactam diretamente no desempenho operacional e financeiro de uma empresa, por isso, identificar máquinas e processos gargalos é fundamental para traçar planos de ação corretivos e reduzir perdas.O OEE (em inglês, Overall Equipment Effectiveness) é o principal indicador para medir a eficiência global de uma indústria, além de ser um grande aliado na identificação de gargalos produtivos.Hoje, iremos detalhar mais sobre a importância desse indicador, como calculá-lo e quais são os seus benefícios.

O que é OEE?

O OEE, ou seja, a eficácia global do equipamento, ajuda você a detectar um problema em suas operações, identificar qual porcentagem do tempo de fabricação é realmente produtiva e corrigi-la, fornecendo um medidor padronizado para acompanhar o progresso. O objetivo para sua medição é a melhoria contínua.O OEE tem origem na TPM (Total Productive Maintenance), um sistema desenvolvido com a intenção de eliminar perdas, reduzir setups e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. Assim, o OEE veio como meio de quantificar o desempenho dos equipamentos e garantir a melhoria contínua.Além disso, ele tem como objetivo principal aumentar a produtividade e reduzir os custos e investimentos com manutenção através do cálculo de desempenho. Com esse indicador, é possível saber quanto tempo é gasto na produção.

Disponibilidade, Performance e Qualidade

OEE é o resultado de três fatores, levando em consideração a Disponibilidade, a Performance e a Qualidade, assim, sendo um indicador “tridimensional”.

Nesses fatores, podemos analisar o quanto tempo útil o equipamento tem para produzir, a eficácia em seu funcionamento, e a qualidade desse processo. Abaixo, iremos falar desses três indicadores:

- Disponibilidade:

Tempo de parada planejado e não planejado. Uma boa pontuação de disponibilidade significa que sua operação está em execução constante durante os tempos de produção planejadosDisponibilidade = (Tempo produzindo / Tempo disponível para produzir) * 100%A disponibilidade pode ser afetada pela quebra de equipamentos, tempos de preparação e setups, assim como esperas

- Performance:

Leva em consideração o número de vezes que há breves paradas na produção. Uma boa pontuação de desempenho significa que sua operação está sendo executada o mais rápido possível.Performance% = (Quantidade Produção Real / Quantidade Produção Teórica) * 100%A performance pode ser afetada pela redução de velocidade e pequenas paradas.

- Qualidade:

Se refere a peças fabricadas que não atendem aos padrões de controle de qualidade, incluindo aquelas que precisam ser retrabalhadas.Qualidade = (Quantidade de Bons / Quantidade Total Produzida)* 100%A qualidade pode ser afetada pelo refugo/retrabalho.

Quais são os benefícios?

O OEE tem diversos benefícios dentro de uma indústria, como medir e manter a melhoria contínua nos equipamentos, como já foi comentado anteriormente. Porém, ainda existem alguns benefícios mais específicos, como:

Reduz o custo de máquinas

Entender o desempenho real de sua máquina está diretamente relacionado a conhecer se a máquina está funcionando com eficiência. Com a eficácia geral do equipamento, você poderá antecipar eventos extremamente caros para as instalações de fabricação, como falhas de máquina, e planejar a manutenção preventiva em momentos estratégicos.

Processos de fabricação mais eficientes

É impossível conhecer o estado real de suas operações de produção sem medi-lo. Ao analisar o desempenho de sua produção e as perdas de desempenho, você terá uma melhor compreensão de quais áreas de sua produção estão funcionando com eficiência máxima e quais áreas precisam ser aprimoradas.

ROI (Retorno no Investimento)

Cada equipamento em sua linha de produção é um investimento. Para obter o máximo retorno do investimento no menor tempo possível, você precisa garantir que o equipamento esteja sendo usado com a máxima eficiência e eficácia.

Como calcular o OEE?

Se você multiplicar todos os componentes OEE entre si, obterá o valor OEE.OEE = Disponibilidade * Performance * QualidadePor exemplo, caso substituirmos as incógnitas da equação, e houver uma disponibilidade de 90%, um desempenho de 94% e uma qualidade de 90%, a OEE será 76%.Sobre as métricas de OEE, existe um benchmark:Uma pontuação OEE de 100% - considerada perfeita, significa que você está fabricando apenas peças de qualidade o mais rápido possível, não havendo tempo de inatividade. É a melhor métrica possível.Uma pontuação OEE de 85% é considerada uma meta de longo prazo muito procurada, sendo considerado por Nakajima a meta ideal.Uma pontuação OEE de 60% é a média das indústrias, e mostra que há espaço considerável para melhorias.Uma pontuação OEE de 40% é considerada baixa, mas não é incomum para os fabricantes que estão começando a rastrear e monitorar o desempenho. Ela pode ser facilmente melhorada por meio de medidas de fácil aplicação.

E como o APS impacta o OEE?

O bom uso de uma solução APS não afeta diretamente a Qualidade e Performance do OEE, mas tem uma atuação para melhorar, e muito, o índice de Disponibilidade. Devido ao fato da solução trabalhar com o melhor sincronismo de operações, ela permite uma redução dos tempos de espera expressiva pois haverá melhor balanceamento entre os recursos.Além disso, como o Opcenter APS utiliza algoritmos que buscam a redução de setups, outro fator crítico para o OEE. Dependendo do volume de setups da sua indústria, é possível fazer redução em muitas vezes superiores a 30-50% do total de setups. Com isso, mais capacidade é liberada para a execução de operações que agregam valor ao produto final.Gostou do nosso artigo? Então você também vai se interessar pelo nosso conteúdo de "Por que investir numa solução APS?"

Compartilhe:
Coleta de Dados

Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para maiores informações.