Leituras Recomendadas Equipe NEO

A leitura com certeza é indispensável na jornada da busca pelo conhecimento, porém, o volume de opções que temos disponíveis hoje em dia é vertiginoso: Temos e-books, audiobooks e claro, os bons e velhos livros de formato físico. Estão disponíveis na internet mais de 30 milhões de títulos para consumirmos a qualquer momento. Quem tem tempo e disposição para ler tudo isso? Sendo assim, a seleção do livro certo para se ler pode ser considerada uma etapa tão importante quanto a própria leitura do livro!

Com o intuito de gerar valor para os leitores do blog da NEO, nossa equipe separou alguns títulos que recomendamos que você leia caso deseje se aprofundar nas tecnologias e metodologias utilizadas pelos nossos consultores no dia a dia. Nosso trabalho dentro das grandes indústrias exige uma base sólida dos princípios e métodos de produção, fabricação, resolução de problemas e metodologias ágeis para que soluções certeiras e eficientes possam ser encontradas em cada situação.
Acreditamos muito na ideia de que o conhecimento alimenta a criatividade e de que a leitura nos presenteia com novas ferramentas e vocabulários. Unindo os mundos da criatividade, do conhecimento e das ferramentas, nos tornamos aptos para desenvolvermos soluções criativas e únicas para cada negócio. É fundamental que nos mantenhamos atualizados e com a curiosidade instigada.

Convidamos agora você a ser curioso como a gente: confira abaixo as indicações de livros da equipe NEO!

TheLeanStartup

The Lean Startup (metodologias ágeis)
Considerado por muitos como a bíblia das startups, Eric Ries nos propicia uma aula de como gerir e construir uma empresa de sucesso em um cenário onde tudo muda toda a hora. O autor argumenta que, se desejamos otimizar a resolução de problemas em nossa empresa e progredir de modo a minimizar nossos custos (tanto em dinheiro quanto em tempo), devemos empregar a utilização de ciclos iterativos rápidos nos nossos processos estratégicos. Dessa forma, é possível se valer do método cientifico (construir uma hipótese, realizar um experimento, validar ou descartar hipótese, concluir) para aprendermos com nossos erros da forma mais rápida possível.


Goldratt

A Meta (teoria das restrições, gargalos)
No seu mais famoso título, Eliyahu M. Goldratt nos ensina valiosas lições sobre a produção e seus objetivos. Escrito na forma de romance, A Meta reforça a noção de que quem dita o passo da produção é o gargalo, definido como qualquer recurso que tenha sua capacidade igual ou menor do que a demanda da qual é exigido. O gargalo é móvel, podendo muitas vezes ser encontrado fora da linha produtiva, como por exemplo, nas vendas. Goldratt também bate muito na tecla de que devemos sempre pensar sobre para o que estamos otimizando nossa fábrica: Para produzir ou para gerar lucro?


Computer

Computer Science Distilled (algoritmos, programação)
Neste livro escrito pelo brasileiro Wladston Ferreira Filho temos um review de conceitos essenciais para qualquer programador que deseje obter mais de seus desenvolvimentos. Este livro é curto porém o assunto é extenso: o autor cobre dinamicamente e de maneira eficaz assuntos como hardware, estruturas de dados, complexidade algorítmica, algoritmos de busca, dentre outros. Este título é uma boa introdução aos assuntos mais técnicos do desenvolvimento de software.

 


Holacracia

Holacracia (sistema de gestão)
Tony Hsieh e Evan Williams, fundador da Zappos e cofundador do Twitter, respectivamente, propõem uma alternativa ao modelo de gestão hierárquico tradicional – Ao invés de chefes, diretores, gerentes e subgerentes, o sistema da holacracia prega pela criação de círculos onde um capitão lidera uma equipe enxuta objetivando a gestão de uma pequena parcela dos processos da empresa. Os círculos podem ser divididos, por exemplo, em Marketing, Infraestrutura, Suporte, Design, Eventos, etc. Qualquer função que a empresa sentir necessidade de preenchimento pode ser alocada em um círculo, e neste círculo, equipes pequenas (a quantidade pode variar de acordo com o tamanho da organização, mas a ideia é manter os círculos pequenos) trabalham juntas objetivando contribuir de maneira orgânica e decentralizada para os objetivos da empresa. A NEO é um case de sucesso para a holacracia!


E aí, curtiu o post? Se sim fique de olho: nossa equipe lê bastante e iremos lançar novas recomendações da nossa biblioteca ao longo do ano! Até lá você já tem bastante páginas para curtir 🙂

Bernardo Knackfuss
Engenheiro mecânico pela UFRGS com experiência de indústria na área de PPCP, metido a programador desde os 12 anos de idade e fascinado por sistemas dinâmicos multi-variáveis. Gosta de aprender o máximo de coisas que consegue todos os dias e, quando não está fritando a cabeça com algum puzzle, curte ler livros sobre de tudo um pouco ou tocar um thrash metal progressivo em uma guitarra sete cordas.
Leia mais posts de Bernardo Knackfuss