A NEO traz o Evento PCP na Indústria 4.0 para a Serra Gaúcha

A Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul foi palco para muitas histórias de sucesso e inovação na última quinta-feira fria da serra gaúcha. Em evento organizado pela NEO, tivemos a participação de mais de 30 empresas interessadasApresentação Marcel - Evento Caxias em saber o que a tecnologia tem para contribuir hoje para os processos de Planejamento e Programação de Produção e quais são as tendências de futuro frente à quarta revolução industrial.

As apresentações iniciaram com a palestra do João Laner, convidado representando a SIEMENS, especialista em gestão de operações e uma das principais referências em APS nas Américas. João explicou todo o contexto da Indústria 4.0, os conceitos que envolvem a digitalização da indústria atualmente e a proposta de valor da SIEMENS com o PREACTOR APS e seus dois produtos, o PREACTOR AP para Planejamento e o PREACTOR AS para Programação.

Logo, a NEO apresentou o que o PREACTOR APS pode agregar para cada tipo de indústria e os seus principais diferenciais, assim como tendências de futuro e quais tecnologias vão mudar o trabalho do PPCP. Tivemos a oportunidade de mostrar sistemas que já possuem programação autônoma e boots com notificações inteligentes para alertar os responsáveis quando e onde estiverem, todas soluções exclusivas da NEO.

Após isso, a SUSIN FRANCESCULUI_1502 (Large)TTI, indústria metalúrgica fabricante de virabrequins e comandos de válvula, apresentou o seu case de sucesso de implantação do PREACTOR AS e toda a trajetória do uso da solução. Evidenciou os benefícios que tiveram de produtividade, redução de lead times e estoques em processo. Além disso, mostrou como as simulações disponibilizadas pelo PREACTOR AS  permitiram a eliminação de recursos subutilizados e um melhor redimensionamento do seu parque fabril.

Finalizando o evento, tivemos a apresentação do case de sucesso da METALÚRGICA FEY, que fornece soluções em fixadores, a qual aprLUI_1554 (Large)esentou a evolução dos seus processos de PPCP a partir da implantação do PREACTOR AS. Destacaram como a área de PPCP passou a ser estratégica para a empresa, gerando resultados extremamente significativos de redução de rupturas de estoques, de produtos acabados e de lead times de produção. Hoje a FEY já faz simulações olhando 2 anos à frente para mensurar recursos e identificar possíveis problemas de capacidade.

Caso você queira conhecer mais sobre as soluções APS, os cases apresentados e os serviços da NEO, entre em contato conosco para explorarmos os seus desafios e as melhores maneiras para aperfeiçoar os seus processos, reduzir custos e transformar a sua indústria.

Marcel Meyer
Engenheiro da cadeia logística pelo Grenoble INP e engenheiro de produção pela UFRGS. Possui 6 anos de experiência em atividades de consultoria relacionados a Lean Manufacturing, sistemas APS e Gestão de Conhecimento, inclusive em projetos internacionais. Acredita na complementariedade das disciplinas para a formação de um bom profissional, por isso é apaixonado por aprender tudo aquilo que ainda não sabe. É casado com as disciplinas exatas, mas também tem amantes. A música, a filosofia, o cinema, a gastronomia e as viagens que o digam. Confia no construtivismo social para o progresso da humanidade e sonha em algum dia ver uma educação qualificada disponível para todos.
Leia mais posts de Marcel Meyer